Sejam todos bem vindos!!!

Sejam todos bem vindos!!!

sexta-feira, junho 24, 2011

Valsa - Alemanha

        A Valsa tem origem nas regiões campestres da Áustria e da Alemanha e embora venha do campo é um clássico. É um ritmo interessante porque primeiro surgiu como dança e depois vieram as composições musicais. A palavra "valsa" tem origem na palavra alemã "waltzen", que traduzida quer dizer "dar voltas".
O maior compositor de valsas, considerado o "rei das valsas"foi o vienense Johann Strauss II e entre suas obras primas temos o Danúbio Azul. Outros músicos de renome internacional, como Weber, Chopin, Ravel e Brahms têm valsas em seus repertórios. Alguns compositores brasileiros como Villa Lobos, Carlos Gomes, Ernesto Nazaré, Chiquinha Gonzaga entre outros também compuseram valsas.
No Brasil dançar valsa é uma tradição insubstituível em bailes de debutantes, formaturas e casamentos.


Pesquisa realizada pela aluna Sarah Fontoura Mello.


Você sabia?
A primeira dança de salão oficial – a Valsa – e a primeira que qualquer aspirante a bailarino aprende, foi apresentada ao mundo em Viena, Áustria, no ano 1776. Curiosamente, uma das danças mais elegantes de todos os tempos teve a sua origem nos dançares tradicionais dos camponeses austríacos!
passobase.com/.../artigovalsa.jpgs_full/artigos/

Rebita - Angola

       A rebita é um gênero de música e dança de salão angolana que demonstra a vaidade dos cavalheiros e o adorno das damas. Dançada em pares em coreografias coordenadas pelo chefe de roda, executam gestos de generosidades gesticulando a leveza das suas damas, marcando o compasso do passo da massemba. O charme dos cavalheiros e a vaidade das damas são notórios; enquanto dança se vai desenvolvendo no salão as trocas de olhares e os sorrisos entre o par são frequentes. É dançada em marcação de dois tempos, através da melodia da música e o ritmo dos instrumentos.

Pesquisa realizada pelo aluno Pedro Freitas Valério.


Você sabia?
O traje tradicional com que é dançada a Rebita traduz-se nos panos caros africanos usados pela mulher e no smoking usado pelo homem.
www.salsabraga.com/images/401.jpg

Música do México

        A música do México encontra suas raízes na música folclórica como o mariachi e o jarana.
Mariachi
O México já possuía antes da chegada dos espanhóis, uma grande variedade de danças. Os religiosos que evangelizaram estas terras tentaram extirpá-las por considerarem muitas delas como ritos pagãos e como encontraram uma grande resistência, tentaram modificá-las. Os povos indígenas então que possuiam grande imaginação as modificaram mais na aparência do que em seus fundamentos, e até hoje muitos de seus passos e vestimentas remontam dos mesmos usados por seus ancestrais. A dança mexicana é um conjunto de coreografias típicas de várias regiões do país. São danças muito ricas em melodia, ritmos e movimentos que podem ser acompanhadas não só por instrumentos mas também por cantos.
Entre suas danças destacam-se: "La Danza de los Viejitos", "Los Sembradores", "Jarabe Tapatio" ou "Dança Mexicana do Chapéu".

Pesquisa realizada pela aluna Manuela Sarabando Gomes.


Você sabia?
A música mariachi é originária do Estado de Jalisco. Num grupo mariachi toca-se violino, trompete e viola. O canto está sempre presente. A palavra mariachi deriva do francês mariage (casamento), pois estes músicos começaram por tocar em festas de casamento.
 http://america.esmartdesign.com/mexico/ptmxmariachis.htm

segunda-feira, junho 20, 2011

Flamenco - Espanha

        O flamenco é a música e a dança ibérica cujas origens remontam às culturas cigana e mourisca, com influênciado de árabes e judeus. A cultura do flamenco é associada principalmente à região da Andaluzia na Espanha, e tornou-se um dos símbolos da cultura espanhola. Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto sem acompanhamento. Depois começou a ser acompanhado por guitarra, palmas, sapateado e dança ( baile ). A dança flamenca serviu como "cartão postal"da cultura espanhola durante muitos anos, apresentada como manifestação folclórica daquele país.
Resultado da mescla de muitas culturas, porém, mais importante que sua história e suas técnicas, deve-se ressaltar que a arte flamenca é antes de tudo uma atitude, onde os sentimentos e emoções do interior da alma, são expressados e compartilhados através do prazer da música, do cante, do toque da guitarra espanhola e de seu elemento fundamental, o duende ( alma ou sentimento flamenco).

Pesquisa realizada pela aluna Manuela Blanco Ramos.

Você sabia?
Por altura dos anos 80, oito jovens espanhóis que cantavam no Coro de Triana, organizaram-se e criaram o grupo que batizaram com o nome de “Siempre Así”. De entre os vários discos já gravados há um, intitulado Missa da Alegria e uma de suas faixas é uma música muito conhecida por nós brasileiros a oração do Pai-nosso, tocado ao ritmo flamenco.
 simecqcultura.blogspot.com/2010/08/pai-nosso-...

Guatemala - son e guarimba

Banda de marimba da Guatemala
         A Guatemala é um país rico em música, pois foi o centro da cultura maia. Logo se mesclou com a música européia. Possui dois ritmos musicais conhecidos: o son e a guarimba. O instrumento nacional é a marimba, declarado como símbolo da pátria. Também possui outros instrumentos característicos como tun, caparazón de tortuga.


Lucas Serrat Lopes Fernandes.


Você sabia?
As marimbas são de origem africana, já em existência há centenas de anos. No século XVI, o intercâmbio com as Américas levou a marimba à América Central, onde foi adotada e faz hoje parte da música de vários países centro-americanos, especialmente a Guatemala, o México e a Nicarágua.
O instrumento geralmente é tocado com duas a seis baquetas revestidas de lã ou feltro, podendo ainda ser percutido com as mãos.
www.org/wiki/Marimba

Música da Itália

Tarantela italiana
          A música da Itália inclui diversos ritmos tradicionais como a tarantela, obras-primas da ópera como as de Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini e Giacchino Rossini e da música erudita Anotnio Vivaldi. O país também é conhecido pelos seus tenores famosos como Luciano Pavarotti e Andrea Bocelli além de artistas pop contemporâneos como Eros Ramazzotti, Vasco Rossi, Mafalda Minozzi e Laura Pausini. Se destacam na composição de trilhas sonoras de cinema, com Nino Rota, Ennio Morricone. Na música eletrônica destaca-se o DJ Gigi D'Agostino, Benny Benassi e o pioneiro do ritmo Giorgio Moroder. Já no rock as bandas de heavy metal Lacuna Coil e Rhapsody of fire são as mais conhecidas fora do
país.

Pesquisa realizada pelo aluno Lucas Oliveira Falbo.


Você sabia?
Historicamente, a palavra Tarantela está associada ao tarantismo, tarentismo ou tarantulismo - doença originada pela a mordedura da tarântula (aranha venenosa muito comum na Europa meridional), que provoca movimentos histéricos. Segundo a crença popular, a toxina induziria à dança frenética - daí o nome tarantella.
maravilhasdaitalia.blogspot.com/.../curiosidade-o-que-e-uma-tarantela.html -

Hardingfele - Noruega

Músico e seu hardanger
          Para pintarmos uma imagem da música tradicional da Noruega um bom recurso é tratarmos pontualmente do violino tradicional norueguês chamado hardingfele, ou hardanger fiddle em sua tradução inglesa que remete à cidade de hardanger na costa norueguesa. O hardingfele é uma espécie bastante bonita, tanto visualmente quanto musicalmente, de violino, ou de rabeca. Ele possui não as quatro cordas do violino comum, mas possui nove cordas; destas cinco apenas ressoam em relação às quatro principais ao hardingfele o som"solene ecoado", que lhe é peculiar.
Hoje encontramos um bom número de tocadores de hardingfele, noruegueses, suecos e dinamarqueses, como a talentosa Annbjorg Lien ( Lien participa do último cd de Loreena Mckennit) melodias em 3/4 com uma cadência, no entanto, distinta das valsas.

Pesquisa realizada pela aluna Lorena Antunes de Paula.



Você sabia?
O violino de Hardanger foi utilizado na trilha sonora de O Senhor do Anéis; Duas Torres e O Senhor dos Anéis: O Retorno composta pro Howard Shore, para fornecer a voz principal para o personagem Roham.
http://en.wikipedia.org/wiki/Hardingfele




domingo, junho 19, 2011

Lenggang Nyai - Indonésia

          A dança lenggang nyai é uma dança tradicional da cultura Betawi de Jacarta, capital da Indonésia. O bailado conta a história de um grupo de raparigas que se comprazem em dar as boas-vindas aos visitantes vindos de longe. Para tal, deslocam-se com gestos graciosos de mãos e ancas ao mesmo tempo que expressam a sua felicidade com um permanente sorriso. As bailarinas que são entre três e sete, usam coloridos trajes tradicionais. A música provém de um conjunto de instrumentos tradicionais designados pro gambang kromong.
A aculturação clássica chinesa reflete-se na música e no colorido dos trajes. A dança revela, porém, influência das culturas clássicas européia e do Médio Oriente.

Pesquisa realizada pela aluna Laura Bouças Henrique.

Você sabia?
A dança lenggang nyai é uma dança tradicional ... Basicamente, o ritmo da dança consiste em quatro tempos: lento, rápido, rápido e imóvel. ...
www.culturaonline.net/.../26827-museu-do-oriente-promove-hoje-noite-dedicada-a-indonesia.html

Cancan - França

         O cancan é uma dança francesa, é uma mistura da Polca e da quadriha e foi dançado pela primeira vez em 1822.  A quadrilha era composta por meninas de 1,70 m de altura que vestiam roupas coloridas e esvoaçantes, com liberdade de movimentos, ao som de trombones e cornetas.O cancan é caracterizado principalmente pelos passos firmes e saltitantes, chutando alto e fortemente a perna. Normalmente o figurino desta dança consiste em meias de renda, botas de saltos altos, corpetes, penas na cabeça e saias de babados. Durante alguns anos foi declarado ilegal, sendo então proibido pela polícia. Depois da liberação da dança, ela tornou-se muito popular por volta de 1830, e sua popularidade durou até 1944. Originalmente o cancan era dançado por ambos os sexos; hoje, entretanto, é dançado só por mulheres.

Pesquisa realizada pela aluna Isadora Leiros Kitahara.

Você sabia?
O figurino desta dança consiste em meias de renda, botas de saltos altos, corpetes, penas na cabeça e saias de babados. Originalmente o Can-Can era dançado por ambos os sexos; hoje, entretanto, é dançado só por mulheres. As músicas mais conhecidas do Can-Can foram compostas por Jacques Offenbach. O pintor Toulouse-Lautrec pintou quadros célebres de dançarinas de Can-Can.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cancan

Candombe - Uruguai

       O candombe é um ritmo musical afro-uruguaio e teria surgido no Uruguai no século XVIII, a partir da mistura dos ritmos africanos trazidos ao Rio da Prata pelos escravos com sonoridades da música ibérica. O termo candombe, a princípio, referia-se às danças praticadas pelos negros no Uruguai. Com o tempo, passou a designar o ritmo musical, calcado sobretudo nos tambores chamados de tangó ou tambó, nome também usado para designar o lugar onde realizavam suas candomberas e a própria dança. Em geral, o candombe é executado por três tipos de tambores: tambor piano, tambor chico e tambor repique, que são denominados em conjuto por comparsa. No carnaval uruguaio formam-se agrupamentos musicais chamados de cuerdas, que saem as ruas acompanhados por multidões de dançarinos e populares.


Pesquisa realizada pelo aluno Davi do Carmo Martinatti.



Você sabia?
Candombe é um ritmo proveniente da Africa, e tem sido parte importante da cultura uruguaia por mais de 200 anos. O ritmo chegou ao Uruguai graças aos escravos -levados da África-, e continua sendo ouvido nas ruas, nos becos e nos carnavais deste país encantador.
http://www.candombe.com/portuguese.html

Reggae - Jamaica

      O reggae é um estilo de música originário da Jamaica. Bob Marley, cantor e compositor, é o ícone deste estilo musical. O ritmo surgiu na década de 60 e é constantemente associado ao movimento rastafari, que de fato, influenciou muitos dos músicos apologistas do estilo reggae nas décadas de 70 e 80. De qualquer maneira, o reggae trata de vários assuntos, não se restringindo à cultura rastafari, como o amor, o sexo e principalmente a crítica social, cantando a desigualdade, o preconceito, a fome e muitos outros problemas sociais. O nome reggae surgiu por causa do som que faz na guitarra. O "re" seria o movimento para baixo, e o "gae", o movimento para cima.

Pesquisa realizada pela aluna Bianca Carvalho Rabelo.

Você sabia?
A Disney lançou um cd cujo o nome é Reggae for Kids ( as favoritas da Disney para crianças ), com 13 faixas ao ritmo do reggae que incluem músicas como Pocahontas, Toy Story, Dumbo, Pinocchio, Os três porquinhos, entre outras...
http://dahoradownload.com/reggae-kids-favoritas-da-disney-para-criancas

Tango - Argentina

        O tango é mais do que simplesmente uma postura precisa e um passo estável. Foi desenvolvido na Argentina e no Uruguai no século XIX. A dança tango resulta da fusão de música européia, africana e gaúcha. Existem numerosos estilos atualmente, como por exemplo, o tango argentino, o tango de salão, o tango finlandes, o tango chinês, entre outros. O tango argentino é considerado como sendo o "autêntico" tango, já que é o mais parecido com o que se dançou originalmente em Buenos Aires, Argentina. Uma coisa é eterna: o tango é irrepetível e permite uma improvisação infinita.
Os dançarinos também praticam duas outras danças e estilos relacionados: Vals (Waltz) e a Milonga. As festas de tango também são chamadas de Milonga.


Pesquisa realizada pelo aluno Bernardo Dorta Vidal.

Você sabia?
Em 1977, a prefeitura de Buenos Aires instituiu o Dia do Tango, que logo se tornou um evento nacional e agora faz parte do calendário cultural de diversos países.
A data foi escolhida para homenagear Carlos Gardel e o grande músico e compositor Julio de Caro, ambos nascidos neste dia.

http://www.lunaeamigos.com.br/cultura/tangoargentino.html

sábado, junho 18, 2011

Polca - Paraguai

Polca paraguaia
     É o único país da América do Sul onde a maioria dos habitantes fala o idioma da origem nativa, sua música é totalmente de origem européia.
     Os instrumentos mais populares são o harpa e a viola. A harpa paraguaia teve muita difusão e é conhecida em muitos países do mundo.
      Para a dança existem umas vivas polcas e polcas galopadas e a polca galopada mais famosa é a galopera.
     Seus gêneros são a canção paraguaia, ou purajhei e a guarânia, caracterizada por uma canção lenta.
     Outra variante é a dança da garrafa, onde a principal bailarina dança com até 10 garrafas na cabeça uma sobre a outra. Também estão os valseados, uma versão local das valsas.

Pesquisa realizada pela aluna Beatriz Barros de Oliveira.


Você sabia?
Dos salões, os bailes transferiram-se aos teatros, animados principalmente pelo ritmo da polca - primeiro gênero a ser adotado como música carnaval esca no Brasil - e depois, envolvidos pelo som da quadrilha, da valsa, do tango, do "cake walk", do "charleston" e do maxixe. Até então, esses ritmos eram executados apenas em versão instrumental. Somente por volta de 1880 os bailes passaram a incluir a versão cantada, entoada pelos coros. Em 1907, foi realizado o primeiro baile infantil, dando início às famosas matinês.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-carnaval/historia-carnaval-9.php

Músicas daqui, ritmos do mundo

Ritmos do Mundo
Pessoal!
Agora vamos viajar pelo mundo e descobrir um pouco sobre os ritmos de diferentes países. Vamos juntos conhecer as músicas e algumas curiosidades dos países pesquisados. Esperamos que vocês gostem! 
Beijos!

segunda-feira, junho 06, 2011

Costeletas de cordeiro com tapenade - Austrália

Ingredientes:
2-3 costeletas por pessoa
1 colher de óleo de oliva
ramos de alecrim fresco
1 dente de alho, moído
pimenta preta, moída na hora
opcional: azeitonas para decorar


Tapenade
1/2 xícara de azeitonas pretas, sem caroço
1/2 xícara de
 tomates secos
1 dente de alho, moído
1/2 xícara de folhas de salsa
uma pitada de açúcar
1/2 xícara de óleo de oliva


Modo de Preparo:

Misture o óleo, a salsa, o alho e a pimenta e espalhe sobre as costeletas. Deixe neste tempero enquanto você prepara o tapenade.

Para o tapenade: em um recipiente de um processador de alimentos coloque todos os ingredientes, menos o óleo. Ligue o processador e enquanto estiver ligado, acrescente o óleo. Os ingredientes devem ficar bem misturados mas devem ter uma textura irregular, e não uma pasta lisa. Preaqueça a grelha ou churrasqueira. Asse as costeletas. Coloque uma colher de tapenade sobre cada uma delas. Sirva com uma salada verde e batatas cozidas com casca.


Receita pesquisada pela aluna Isadora Leiros Kitahara.

sábado, junho 04, 2011

Yakissoba - China

Tem aquele dia que você não sabe o que fazer, não é verdade? É mas aqui vai a dica, que tal fazer uma comidinha chinesa, que é muito saborosa? Então confira a receita de Yakissoba e faça em sua casa!

Ingredientes:

250g de macarrão japonês.
½kg de frango, picado em tirinhas.
1 colher de margarina, não muito cheia
1 cabeça de cebola picada
Sal e shoyu a gosto
1 pires de cenoura picada
A mesma quantidade de brócolis
Couve-flor picada
Alcega picada em cubinhos (parte da folha mais grossa)
Vagem picada.
Repolho picado
1 pimentão
Água e sal para cozinhar os legumes e as verduras.

Preparação:

Em uma panela coloque a margarina e a cebola deixe ficar douradinha, em seguida coloque o frango e deixe no fogo por aproximadamente 15 minutos e coloque o shoyu, lembrando que tem que ficar um molhinho.
Já em outra panela coloque os legumes, a verdura a água e o sal, deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, escorra a água. Em outra panela cozinhe o macarrão, escorra a água e junte todos os ingredientes, assim está pronto é só servir.

Receita pesquisada pela aluna Sarah Fontoura Mello.

Molho 4 Formaggi - Itália

                                             Ingredientes:

1 colher de sopa de manteiga
100 gramas de queijo tipo gorgonzola
250 gramas de queijo estepe ralado
100 gramas de queijo tipo requeijão cremoso
80 gramas de queijo tipo parmesão ralado
1 xícara de chá de creme de leite
sal e pimenta-do-reino preta, moída a gosto.

Modo de fazer:

Esquente a mateiga no fogo realmente alto, até ela começar a mudar de cor. Coloque o gorgonzola e derreta, mexendo com uma colher de pau. Sempre no fogo alto e mexendo com uma colher de pau vigorosamente, junte o estepe e deixe derreter e se integrar. Coloque a metade do requeijão e incorpore. Junte o parmesão e deixe derreter e se integrar. Não pare de mexer nunca. Coloque então restante do requeijão e o creme de leite e deixe no fogo até obter um molho homogêneo. Salgue e apimente. Atenção, pois alguns dos queijos são salgados.
Rendimento: 4 porções.
Nota: um molho muito versátil, que vai bem com massas simples e recheadas.
Deu até água na boca!

Receita pesquisada pelo aluno Pedro Freitas Valério.

Charutinhos de arroz/ Mashi - Egito

Este é um prato comum no médio oriente.
Deita-se uma chavena de arroz em agua a ferver. Pica-se uma cebola , 2 alhos , salsa , coentros e um tomate bem picadinhos , acrescenta-se um pouco de sumo de limao , um pouco de polpa de tomate , sal, pimenta e cominhos, mistura-se tudo e envolve-se ao arroz ja frio e bem escorrido. Deixa-se repousar por +- duas horas . Entranto da-se uma fervura as folhas da couve branca e tenta-se cortar as folhas maiores em quatro em forma triangular. Recheia-se com o arroz e enrola-se bem . Em uma panelinha com um fio de azeite dispoe-se os charutinhos em forma circular.A parte leva-se a ferver uma chavena de agua com meio caldo knoor de frango e um pouco de sal .Deita-se o caldo aos charutos , e devera cozinhar em fogo baixo +- 20minutos ate a agua desaparecer.
Atenção: chavena significa xícara.

Receita pesquisada pela aluna Manuela Sarabando Gomes.

Calulu de carne seca - Angola

Ingredientes:

 1 kg de carne seca
 1 cebola grande
 3 tomates grandes
 2 dentes de alho
 1/2 kg de quiabos
 2 gorgetes ou beringela
 óleo de palma
 folhas de batata doce ou folhas de mandioca (gimboa)

Preparação:

Demolha-se a carne seca salgada, põe-se a cozer com alho. Quando estiver quase cozida, junta-se os tomates, a cebola, os gorgetes, as folhas de batata doce, os quiabos e o óleo de palma, quando estiver cozido, serve-se com funge e feijão de óleo de palma.

Receita pesquisada pela aluna Manuela Blanco Ramos.

Crepes - Canadá

Ingredientes:

2 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de rum
1/2 colher de açucar
1 pacote de natas
8 crepes
3 maças

Modo de Preparo:

Cortar as maças descascadas e descaroçadas em fatias muito finas. Aquecer o forno a 200 graus. Colocar quatro crepes numa assadeira e pincelar a todos com metade da manteiga. Cobrir com os crepes restantes e pincelar novamente com a manteiga. Distribuir as fatias de maças sobre os crepes. Cobrir com as natas e salpicar com açucar. Assar no forno durante 10 minutos. Flambear com com rum e servir ( para flambear, despejar sobre os crepes o rum e atear fogo, até o álcool evaporar).
Agora é só se deliciar com esta maravilha!

Receita pesquisada pelo aluno Lucas Serrat Lopes Fernandes.

Kladdakaka - Suécia

Ingredientes:

150 gramas de mateiga ou margarina
2 ovos
3 dl de açucar
1 1/2 dl de farinha de trigo
1 colher de chá de açucar baunilhado
3 colheres de sopa de cacau em pó

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes secos. Adicione a manteiga e misture de novo, em seguida adicione os ovos e misture bem. Coloque no forno por 25 minutos a 175 graus. Espere esfriar para desinformar.

Curiosidades ( pesos e medidas)

Na Suécia eles usam ml para medir farinha e açucar.
O decilitro serve para medir tanto ingredientes líquidos como sólidos.
1 decilitro = 0,1 litro
1 litro = 10 decilitros
1 cup = 2,5 decilitros
A pronúncia é mais ou menos "clod-cóca" e este bolo de chocolate sueco parece um brownie, e é muito delicioso!

Receita pesquisada pelo aluno Lucas Oliveira Falbo.

Empanadas de Pino - Chile

INGREDIENTES:

2 ovos
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de leite
1 colher de sopa de queijo ralado
1 colher de chá de sal a gosto
1/2 copo de azeite de oliva
1/2 copo de óleo

MODO DE PREPARO:

Bate todos os ingredientes no liquidificador, até sair o cheiro do ovo, unte a forma com manteiga e farinha de trigo e despeje os ingredientes na forma e coloque o recheio que deve ser a gosto, leve ao forno 180°.

Ingredientes para Pino de empanada:
- 1/2 quilo de carne moída
- 2 colheres de sopa de margarina
- 4 cebolas
- 1 colher de sopa de farinha
- 1/2 copo de caldo de carne
- azeitonas e passas
- sal e pimenta a gosto

Preparação do Pino:
Cortar as cebolas em quadradinhos e frite em margarina quente. Coloque sal e pimenta e depois água fervendo.
Diluir a farinha em um pouco de caldo e colocar na mistura. Levar a geladeira de um dia para o outro.

Receita pesquisada pela aluna Lorena Antunes de Paula

Petit Gâteau - França

Ingredientes:

300 gramas de chocolate meio amargo
80 gramas de farinha de trigo
1 pitada de sal
20 gramas de essência de baunilha
130 gramas de açucar
4 claras em neve
4 gemas de ovos
80 gramas de xarope de glucose
250 gramas de manteiga sem sal

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno à 220.C (alto). Unte as formas com mateiga e cacau em pó. Numa tigela refratária, coloque o chocolate picado, a mateiga e a glucose. Leve ao fogo em banho-maria até derreter e misture bem. Se preferir, derreta no microondas po 2 minutos, parando na metade do processo para mexer. Em uma outra tigela refratária, leve as claras, as gemas e o açucar ao banho-maria e misture bem com uma espátula até a temperatura de 60.C Se você não tiver termômetro, coloque o dedo dentro da mistura. Estará na temperatura certa se você não conseguir ficar mais do que 10 segundos. Misture então a baunilha e o chocolate com a mateiga e a glucose aos ovos. Incorpore a farinha de deixe a massa descansar por 10 minutos. Encha as formas e leve ao forno por 4 a 5 minutos. Retire o petit gâteau do forno, aguarde 1 minuto e desenforme.
Bonna Petit!

Receita pesquisada pela aluna Laura Bouças Henrique

Ajiaco - Comida típica colombiana

Ingredientes:

2 colheres de sopa de alcaparras
1 xícara de creme de leite
1 kg de carne (coxão mole, patinho) cortada em cubos
1 e 1/2 kg de frango cortado em 6 a 8 pedaços
3 espigas de milho cortadas em pedaços
1 abacate sem casca e cortado em fatias finas
louro, cominho, tomilho e sal a gosto
4 batatas cortadas em fatias grossas
pimenta-do-reino em grãos
1 cebola grande

Modo de fazer:

Colocar o frango e a carne numa panela e cobrir com água. Juntar a cebola, o louro, o cominho, o tomilho, o sal e a pimenta. Cozinhar até que as carnes fiquem macias, espumando de vez em quando. Retire os pedaços de frango e desosse, eliminando a pele. Cortar em tiras. Coar o caldo, passando para uma outra panela e juntar as carnes, as batatas e o milho, até que tudo fique bem macio. Ao servir, colocar em cada prato de sopa uma colher de creme de leite, uma colherada de alcaparras, uma concha da sopa e algumas fatias de abacate, que deverão flutuar.
Agora é só saborear!

Receita pesquisada pela aluna Giovanna de Faria Danil.

Umnqusho - África do Sul

Ingredientes:

2 xícaras de samp (flocos de milho seco) pode ser substituído pela canjica.
3 xícaras de feijão fradinho
1 cebola
3 batatas
1 tomate grande
3 colheres de sopa de óleo de canola
2 cubos de caldo de vegetais
3 colheres de chá de curry em pó
sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Misture e lave o samp e o feijão juntos.Coloque o feijão e o samp numa panela grande com 6 copos de água e deixe cozinhar por 30 minutos, verificando se é preciso adicionar mais água. Retire do fogo antes que feijão esteja completamente cozido e mole. Escorra a água e adicione o restante dos ingredientes. Cozinhe tudo até que o feijão fique completamente mole. Leva de 20 a 30 minutos. Sirva com pap ou vegetais cozidos.
Bom apetite!

Receita pesquisada pelo aluno Davi do Carmo Martinatti.

Alfajor argentino

Ingredientes:
Massa:
- 250 g de manteiga
- 1 xícara (chá) de açúcar (160 g)
- 3 gemas
- 2 ½ xícaras (chá) de amido de milho (250 g)
- 1 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo (180 g)
- ½ xícara (chá) de Cacau em Pó (36 g)
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 colher (café) de aroma de baunilha
- 1 colher (sopa) de conhaque
- raspas de 1 limão

Recheio:
- 400 g de doce de leite pastoso
- 1 colher (sopa) de conhaque

Cobertura:- 750 g de Cobertura de Chocolate Branco picado

Modo de Preparo
1. Prepare a massa: bata a manteiga e o açúcar e, sem parar de bater, acrescente as gemas uma a uma, até obter um creme esbranquiçado e leve. Acrescente então o amido de milho, a farinha, o cacau, o bicarbonato, o fermento, o aroma de baunilha, o conhaque e as raspas de limão. Misture até formar uma massa homogênea, cubra com filme plástico e leve à geladeira por cerca de 10 minutos.

2. Polvilhe uma superfície limpa e seca com farinha de trigo e abra a massa com a ajuda de um rolo até ficar com uma espessura de 3 mm, como massa de biscoito. Corte a massa em quadradinhos de 2,5 cm. Acomode-os em uma assadeira untada e enfarinhada. Preaqueça o forno a 180ºC e asse por cerca de 15 minutos ou até começar a dourar. Retire do forno e com a ajuda de uma espátula, coloque os quadrados sobre uma grelha para esfriar.

3. Para o recheio, reduza o doce de leite: coloque-o em uma panela e leve em fogo médio mexendo sempre, para não grudar, por 5 minutos ou até que o doce esteja bem firme. Junte o conhaque e mexa bem. Espalhe o recheio sobre a massa fria e, em seguida, feche-a, formando uma espécie de "sanduíche".

4. Cobertura: derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas, na potência média por cerca de 4 minutos, mexendo na metade do tempo. Transfira para um outro refratário limpo e seco, coloque este sobre uma travessa com água fria. Mexa continuamente, resfriando-o por igual. Você saberá o ponto certo para banhar quando colocar uma porção de chocolate sob os lábios e sentir que ele está "frio". Com o auxílio de um garfo, mergulhe cada alfajor no chocolate temperado, escorra os excessos e leve à geladeira por 5 a 10 minutos, o suficiente para secar. Sirva em seguida ou guarde envoltos em celofane ou filme plástico. Conserve os alfajores em lugar fresco e arejado.
Receita pesquisada pela aluna Bianca Carvalho Rabelo

Sopa Missoshiru - Japão

Ingredientes:

3 colheres de sopa de missô ( pasta de soja fermentada)
1 xicara de chá de cebolinha verde picada
200 gramas de tofu em cubos médios
1 litro de caldo.

Caldo:

1 litro de água
4 colheres de sopa de flocos de peixe
1 pedaço de kombu

Dissolva o missô em uma xícara com um pouco do caldo, passe numa peneira e acrescente à panela com todo o caldo. Adicione o tofu e aqueça até ferver. Sirva em tigelas com a cebolinha.
Caldo - Em uma panela, adicione a água e o kombu. Depois que ferver, aguarde um minuto e retire a alga. Deslique o fogo e acrescente os flocos de peixe. Deixe descansar por alguns minutos e, quando os flocos de peixe se depositarem no fundo, coe o caldo e volte para a panela.
Dicas - Sempre adicione a cebolinha na tigela em que o missoshiru será servido e nunca na panela para que a sopa não fique amarga.
Outros ingredientes para o missoshiru: vongolê, camarão, shiitake, cenoura, vagem, nabo, lombo.
O missoshiru é uma das sopas japonesas mais conhecidas.

Receita pesquisada pelo aluno Bernardo Dorta Vidal

Hamburguer americano

Ingredientes:

2 colheres de sopa de cebola picadinha
2 colheres de molho de pimenta
2 colheres de molho worcestershire
2 colheres de chá de mostarda
500 gramas de carne moída
4 fatias de queijo cheddar
4 fatias de queijo suiço
4 pães de hambúrguer
alface, tomate e fatias de cebola, bacon, ketchup e mostarda, opcional.

Modo de Preparo:

Misture em uma tigela os quatro primeiros ingredientes. Desfie a carne sobre a mistura e misture bem. Forme quatro hambúrgueres. Cozinhe na grelha por seis minutos de cada lado, ou atéque os hambúrgueres fiquem bem cozidos.
Durante o último minuto de cozimento coloque uma fatia de cada queijo sobre cada hambúrguer. Sirva com alface, tomate, cebola, bacon, ketchup e mostarda.
E bom apetite!

Receita pesquisada pela aluna Beatriz Barros de Oliveira

Delícias do Mundo

Olá Pessoal!
Além das brincadeiras, também pesquisamos a culinária de outros países, algumas receitas são até bem comuns e parecidas com as nossas. Então venham conosco dar a volta ao mundo e saborear as delícias de outros países.